O que é JavaScript
O mundo dos sites hoje em dia dificilmente pode ser imaginado sem a linguagem JavaScript. JavaScript é o que dá vida às páginas da web que visualizamos diariamente em nossos navegadores.
O JavaScript foi criado em 1995 na empresa Netscape pelo desenvolvedor Brendan Eich como uma linguagem de script para o navegador Netscape Navigator 2. Inicialmente, a linguagem foi chamada de LiveScript, mas, devido à popularidade da linguagem Java na época, o LiveScript foi renomeado para JavaScript. No entanto, essa confusão ainda ocorre às vezes: alguns desenvolvedores iniciantes acreditam que Java e JavaScript são praticamente a mesma linguagem. Não, são duas linguagens completamente diferentes, conectadas apenas pelo nome.
Inicialmente, o JavaScript tinha capacidades bastante limitadas. Seu objetivo era simplesmente adicionar um pouco de interatividade às páginas da web. Por exemplo, lidar com cliques de botão na página da web ou realizar outras ações principalmente relacionadas aos elementos de controle.
No entanto, o desenvolvimento do ambiente web, o surgimento do HTML5 e a tecnologia Node.js abriram caminhos muito maiores para o JavaScript. Atualmente, o JavaScript continua sendo usado principalmente para criar aplicações web do lado do cliente, mas agora oferece muito mais possibilidades.
Também é usado como linguagem do lado do servidor. Ou seja, se antes o JavaScript era usado apenas na página da web e no lado do servidor tínhamos que usar tecnologias como PHP, ASP.NET, Ruby, Java, agora, graças ao Node.js, podemos lidar com todas as solicitações ao servidor também com JavaScript.
Além disso, o JavaScript pode ser usado para criar aplicações desktop, por exemplo, graças a frameworks como Electron.
Recentemente, a área de desenvolvimento móvel está crescendo. E mais uma vez, o JavaScript não fica para trás: o aumento da potência dos dispositivos e a disseminação do padrão HTML5 levaram ao uso do JavaScript para criar aplicativos para smartphones, tablets e computadores. Ou seja, o JavaScript já ultrapassou os limites do navegador da web que foram estabelecidos no seu início.
O JavaScript também pode ser usado para desenvolver programas para dispositivos embarcados, especialmente para a área de IoT (Internet das Coisas). Ou seja, o JavaScript pode ser usado para programar uma variedade de dispositivos "inteligentes" que interagem com a internet.
Assim, você pode encontrar o uso do JavaScript praticamente em todos os lugares. Hoje em dia, é realmente uma das linguagens de programação mais populares, e sua popularidade só tende a aumentar.
Desde o início, houve vários navegadores da web (Netscape, Internet Explorer) que forneciam diferentes implementações da linguagem. E para padronizar a linguagem e unificar as diferentes implementações, sob a orientação da ECMA, foi desenvolvido o padrão ECMAScript. Na verdade, os termos JavaScript e ECMAScript são amplamente intercambiáveis e se referem à mesma linguagem.
Até o momento, vários padrões da linguagem ECMAScript foram desenvolvidos, refletindo seu desenvolvimento. Recentemente, um novo padrão é lançado quase todos os anos. No momento, o padrão mais recente é o ECMAScript 2023, que foi publicado em junho de 2023. Nos últimos anos, novos padrões são lançados quase anualmente, gradualmente adicionando novos recursos à linguagem. No entanto, a implementação dos padrões nos navegadores leva um tempo considerável. Alguns navegadores implementam os novos padrões mais rapidamente do que outros. Além disso, ainda há uma grande quantidade de versões antigas de navegadores que os usuários comuns continuam a usar e que naturalmente podem não suportar as inovações dos padrões mais recentes. Isso precisa ser levado em consideração ao desenvolver programas em JavaScript. Neste guia, serão abordadas principalmente as capacidades do JavaScript suportadas por todos os navegadores modernos mais comuns.
JavaScript é uma linguagem interpretada. Isso significa que o código JavaScript é executado por meio de um interpretador. O interpretador recebe instruções da linguagem JavaScript, definidas na página da web, e as executa (ou interpreta).
Ferramentas Necessárias para o Desenvolvimento
Para desenvolver em JavaScript, primeiro você precisará de um editor de texto para escrever código nesta linguagem de programação. Como editor de texto, recomendo o Visual Studio Code. Ele é gratuito, tem muitos recursos, incluindo destaque de sintaxe para JavaScript e é multiplataforma: pode ser instalado no Windows, Linux e MacOS. No entanto, você pode usar qualquer outro editor de texto.
Para testar a execução do programa, você também precisará de um interpretador JavaScript, que pode executar programas JavaScript. Como interpretador, usaremos o navegador da web padrão. Você pode usar as versões mais recentes de qualquer navegador comum: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Opera, Safari.
Também existem várias IDEs (Ambientes Integrados de Desenvolvimento) que suportam JavaScript e facilitam o desenvolvimento nesta linguagem, como Visual Studio, WebStorm, Netbeans, entre outros, que podem simplificar alguns aspectos da criação de programas em JavaScript. Se desejar, você também pode usar essas IDEs. No entanto, em geral, um editor de texto e um navegador da web são suficientes, e em casos simples, apenas um navegador é suficiente.
Então, vamos começar a criar nosso primeiro programa.