Procurando Arquivos e Diretórios - Linux

find

O comando find é usado para procurar arquivos e diretórios com base em vários critérios, como nome, tamanho, tipo e data de modificação. Por exemplo, para encontrar todos os arquivos com extensão .txt no diretório Documents do usuário atual e seus subdiretórios:

programicio@Programicio:~$ find ~/Documents -name "*.txt"
/home/programicio/Documents/test/hello.txt

O primeiro argumento do comando é o diretório inicial da busca. O parâmetro -name é usado para especificar o padrão do nome do arquivo. O símbolo * é um curinga que corresponde a qualquer sequência de caracteres, então *.txt corresponde a todos os arquivos que terminam com .txt.

O comando find permite encontrar arquivos não apenas pelo nome, mas também por outros atributos como tamanho, proprietário, permissões e muitos outros. Algumas das opções para busca de arquivos incluem:

  • -amin n: encontra todos os arquivos acessados pela última vez há menos de n minutos. Por exemplo, find -amin 5 lista todos os arquivos acessados nos últimos cinco minutos.

  • -executable: encontra todos os arquivos executáveis.

  • -group name: mostra todos os arquivos cujo grupo proprietário é o usuário com o login "name".

  • -mmin n: mostra todos os arquivos modificados pela última vez há menos de n minutos.

  • -newer file: mostra todos os arquivos mais novos que o arquivo especificado.

  • -nogroup, -nouser: mostra todos os arquivos sem grupo ou proprietário.

  • -perm mode: encontra todos os arquivos com o modo de permissões especificado.

  • -size n: encontra todos os arquivos de tamanho n. Também é possível encontrar arquivos maiores ou menores que um tamanho específico. Por exemplo, o comando find / -size +2G encontra todos os arquivos com mais de 2 gigabytes. Pode-se usar K, M e G para quilobytes, megabytes e gigabytes, respectivamente. O sinal + especifica a busca por arquivos maiores que o tamanho indicado.

  • -type t: encontra arquivos de um tipo específico. Os tipos mais comuns são d para diretório e f para arquivo regular (ou seja, qualquer arquivo que não seja um diretório).

É possível combinar diferentes opções. Por exemplo, para encontrar todos os arquivos do usuário programicio com mais de 100 MB:

find ~ -user programicio -size +100M

whereis

O comando whereis é usado para procurar arquivos binários, arquivos de origem e páginas de manual de um comando específico. Por exemplo, para encontrar a localização do comando find:

programicio@Programicio:~$ whereis find
find: /usr/bin/find /usr/share/man/man1/find.1.gz /usr/share/info/find.info-1.gz /usr/share/info/find.info-2.gz /usr/share/info/find.info.gz

Ou para encontrar a localização do comando gcc (compilador da linguagem C):

programicio@Programicio:~$ whereis gcc
gcc: /usr/bin/gcc /usr/lib/gcc /usr/libexec/gcc /usr/share/gcc /usr/share/man/man1/gcc.1.gz

Com essas ferramentas, é possível gerenciar eficientemente arquivos e comandos no ambiente Linux, facilitando a administração e a programação no sistema.

Política de Privacidade

Copyright © www.programicio.com Todos os direitos reservados

É proibida a reprodução do conteúdo desta página sem autorização prévia do autor.

Contato: programicio@gmail.com