Configurações Personalizadas e Variáveis de Ambiente - Linux

Quando um usuário entra no sistema, é utilizado o arquivo de configuração /etc/profile. Esse arquivo define as configurações de ambiente para todos os usuários ao fazerem login. Ele também pode incluir comandos que precisam ser executados na primeira vez que o usuário entra no computador. Além do arquivo /etc/profile, o sistema também pode ter um arquivo .profile, que pode ser criado no diretório home do usuário e que define as configurações apenas para o usuário atual. O arquivo .profile é executado por último, então, em caso de conflito de configurações entre os dois arquivos, sempre serão utilizadas as configurações específicas do usuário.

Além disso, quando o usuário inicia um console a partir do ambiente atual, outro arquivo de configuração é aplicado, /etc/bashrc, assim como sua versão específica para o usuário, ~/.bashrc.

Em algumas distribuições, a parte mais importante das configurações padrão do shell está em /etc/profile e .profile, enquanto outras distribuições usam /etc/bashrc e .bashrc para armazenar essas configurações. Em muitas distribuições, o comando /etc/profile inclui o código-fonte de /etc/bashrc. Portanto, se for necessário que certas configurações sejam aplicadas tanto ao fazer login no sistema quanto ao iniciar o terminal, elas podem ser definidas nos arquivos /etc/bashrc e .bashrc.

Após fazer alterações nesses arquivos de configuração, é preciso ativar as novas configurações. Para isso, você pode usar o comando source ou o ponto .:

source ~/.bashrc
. ~/.bashrc

Variáveis de Ambiente

Uma variável representa um valor usado frequentemente pelo shell e é armazenada sob um nome. Muitas variáveis do sistema estão disponíveis desde o momento da inicialização, mas você também pode definir variáveis manualmente.

Para obter as variáveis, use o comando env:

programicio@Programicio:~$ env
SHELL=/bin/bash
QT_ACCESSIBILITY=1
COLORTERM=truecolor
GNOME_SHELL_SESSION_MODE=ubuntu
DESKTOP_SESSION=ubuntu
GTK_MODULES=gail:atk-bridge
PWD=/home/programicio
XDG_SESSION_DESKTOP=ubuntu
XDG_SESSION_TYPE=wayland
HOME=/home/programicio
USERNAME=programicio
LANG=en_US.UTF-8
WAYLAND_DISPLAY=wayland-0
USER=programicio
GNOME_TERMINAL_SERVICE=:1.221
DISPLAY=:0
SHLVL=1
QT_IM_MODULE=ibus
PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/usr/local/games
programicio@Programicio:~$

Normalmente, as variáveis são carregadas automaticamente ao fazer login no sistema. A fonte mais importante de novas variáveis é o arquivo /etc/profile, que é um script processado para cada usuário ao fazer login. Para definir uma nova variável para todos os usuários do sistema, essa variável deve ser adicionada ao final do arquivo /etc/profile.

Se você precisar definir uma variável apenas para o usuário atual, crie o arquivo .profile no diretório home do usuário (se ele ainda não existir) e adicione a variável no final deste arquivo. Esse arquivo funciona como um complemento ao arquivo /etc/profile.

Uma alternativa ao arquivo /etc/profile é o /etc/bashrc. Esse arquivo é processado quando o usuário abre uma nova janela de terminal. Esse arquivo também tem um equivalente nos diretórios home dos usuários com o nome .bashrc. Algumas distribuições Linux armazenam todas as variáveis e outras configurações de shell apenas no arquivo .bashrc, e também leem este arquivo a partir do /etc/profile para garantir que as configurações sejam aplicadas ao fazer login.

Para exibir o valor de uma variável, use o comando echo, passando o nome da variável precedido pelo símbolo $:

programicio@Programicio:~$ echo $LANG
en_US.UTF-8
programicio@Programicio:~$ echo $USER
programicio

Para definir uma nova variável, podemos atribuir um valor a um nome de variável e adicioná-lo ao arquivo apropriado, como o .bashrc:

echo HELLO=Hello_Programicio >> ~/.bashrc

Para aplicar imediatamente as alterações, utilize o comando:

source ~/.bashrc

E verifique a variável HELLO:

programicio@Programicio:~$ echo $HELLO
Hello_Programicio
programicio@Programicio:~$
Política de Privacidade

Copyright © www.programicio.com Todos os direitos reservados

É proibida a reprodução do conteúdo desta página sem autorização prévia do autor.

Contato: programicio@gmail.com