O que é Python?
Python é uma linguagem de programação de alto nível, projetada para criar aplicações de diversos tipos, incluindo aplicações web, jogos, programas desktop e trabalho com bancos de dados. Ganhou ampla popularidade nas áreas de aprendizado de máquina e pesquisas em inteligência artificial.
A linguagem Python foi anunciada pela primeira vez em 1991 pelo desenvolvedor holandês Guido van Rossum. Desde então, passou por um grande desenvolvimento. Em 2000, a versão 2.0 foi lançada, e em 2008, a versão 3.0. Apesar dos intervalos aparentemente grandes entre as versões principais, subversões são constantemente lançadas. Por exemplo, a versão atual no momento da escrita deste material é a 3.13, lançada em outubro de 2024.
Principais características da linguagem de programação Python:
Linguagem de script. O código dos programas é definido como scripts.
Suporte a diversas paradigmas de programação, incluindo as paradigmas orientada a objetos e funcional.
Interpretação de programas. Para trabalhar com scripts, é necessário um interpretador que execute o script.
A execução de um programa em Python funciona da seguinte forma. Primeiro, escrevemos em um editor de texto um script com um conjunto de instruções nessa linguagem de programação. Em seguida, passamos esse script para o interpretador executar. O interpretador traduz o código em bytecode intermediário, e então a máquina virtual converte o bytecode resultante em um conjunto de instruções que são executadas pelo sistema operacional.
Vale ressaltar que, embora formalmente a tradução do código-fonte para bytecode pelo interpretador e a conversão do bytecode em código de máquina pela máquina virtual representem dois processos diferentes, na prática eles estão integrados no próprio interpretador.
Portabilidade e independência de plataforma. Não importa qual é o nosso sistema operacional—Windows, macOS, Linux—basta escrever um script que será executado em todos esses sistemas operacionais se o interpretador estiver presente.
Gerenciamento automático de memória.
Tipagem dinâmica.
Python é uma linguagem de programação bem simples; possui uma sintaxe concisa e ao mesmo tempo bastante compreensível. Portanto, é fácil de aprender, e essa é uma das razões pelas quais é uma das linguagens de programação mais populares para ensino. Em particular, em 2014, foi reconhecida como a linguagem de programação mais popular para ensino nos Estados Unidos.
Python também é popular não apenas na área educacional, mas também na escrita de programas específicos, incluindo de natureza comercial. Em grande parte por isso, muitas bibliotecas que podemos utilizar foram desenvolvidas para essa linguagem.
Além disso, essa linguagem de programação possui uma comunidade de programadores muito grande; na internet, é possível encontrar muitos materiais e exemplos úteis, e obter ajuda qualificada de especialistas.
Pacotes e Bibliotecas
O interpretador Python vem acompanhado de funcionalidades suficientes que permitem criar aplicações nessa linguagem. No entanto, essas funcionalidades podem não ser suficientes para certas tarefas. Devido à grande comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo, existe também um vasto ecossistema de diversos pacotes e bibliotecas que podem ser utilizados para diferentes fins. Abaixo, listo as principais.
Para criação de aplicações gráficas: Tkinter, PyQt / PySide, wxPython, DearPyGui e EasyGUI.
Para criação de aplicativos móveis: Kivy e Toga.
Para criação de aplicações web: Django, Flask, FastAPI, Pylons, Bottle, CherryPy, TurboGears e Nagare.
Para automação de processos: Selenium (para testes de aplicações web), Robot Framework, pywinauto, Lettuce, Behave e Requests.
Para trabalhar com diferentes tipos de arquivos: OpenPyXL (Excel), lxml (XML), ReportLab / borb (PDF), pdfrw / PyPDF2 (PDF) e Pandas (CSV e Excel).
Para aprendizado de máquina, inteligência artificial e ciência de dados: Pandas, SciPy, PyTorch, Matplotlib, Theano, TensorFlow, OpenCV, Scikit-Learn, Keras e NumPy.
Para visualização de dados: Matplotlib, Seaborn, Plotly, Bokeh, Altair e HoloViews.